A Empresa

Associação Caritativo Literária São José tida agora como ACLSJ, constitui-se enquanto uma ASSOCIAÇÃO civil, de direito privado, de fins não econômicos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social, tendo como atividade preponderante a Educação. Oferece um canal aberto de diálogo e respeito, assim como, esclarecimentos por meio desta Política de Privacidade. A seguir, estão listadas as diretrizes aplicáveis à privacidade e à proteção dos dados pessoais dos clientes, colaboradores e parceiros da ACLSJ. Regras estabelecidas e aplicáveis sobre a coleta, registro, armazenamento, uso, compartilhamento, enriquecimento e eliminação dos dados coletados, de acordo com as leis em vigor.

Objetivos

Esta Política visa demonstrar o compromisso da ACLSJ em:
  • Zelar pela privacidade e proteção dos dados pessoais coletados dos clientes, dos colaboradores e dos parceiros, em função do desempenho de suas atividades;
  • Adotar diretrizes que assegurem o cumprimento, de forma abrangente, de normas e boas práticas relativas à privacidade e proteção de dados pessoais.
  • Promover a transparência sobre a forma pela qual a ACLSJ trata dados pessoais e impõem medidas de proteção em relação a risco de incidente de segurança que envolva dados pessoais geridos pela instituição.

Descrição da Política

É de definição da ACLSJ que nenhuma informação pessoal de seu público seja fornecida sem consentimento anterior ou por escrito do titular, com exceção do que está regimentado por leis federais/estaduais e municipais ou que atendam às necessidades da vida acadêmica do aluno, funcionário ou terceirizado enquanto este pertencer à Instituição ou esteja aportado em mecanismos contratuais junto a mesma. Quanto ao compartilhamento de informações pessoais com outras empresas ou serviços terceiros, o mesmo, quando feito, tem como dever cumprir normas de nossa Política de Privacidade atendendo legislação, regulamentação, processo legal, solicitação governamental ou no âmbito de fornecer ao aluno/pai ou responsável, funcionário/terceiro produtos e serviços acadêmicos da ACLSJ; para tanto,  sempre com a observação de se ter obtido permissão/consentimento citado de seu proprietário, esta em contrato ou em documento, especificando o uso de tal informação bem, como seu fim.

Do emprego da Política de Privacidade

Aqui, complementa-se a Política de Privacidade somando os contratos educacionais e demais contratos setoriais realizados junto à ACLSJ. Esta política regra também as ferramentas de acesso já implantadas como Portais ou Páginas WEB da Mantenedora, bem como de suas filiais, controles de acesso de entrada e de monitoramento implantados, também relação direta a APPs (uso em Mobile) que, em sua funcionalidade, possam vir coletar/confrontar dados pessoais de nossos tratados, por meio de cookies, formulários ou campos de autopreenchimento. Também se cita a documentação administrativa física e a acadêmica esta junto às secretarias e demais setores, que terão as funcionalidades e designações observadas por esta Política de Privacidade. No caso de serviços de terceiros ofertados pela Instituição, esta Política de Privacidade normatiza os mesmos, estando apoiada no regramento da Política de Segurança da informação implantada na ACLSJ.

Direito à Privacidade

A Privacidade Individual é regida por leis brasileiras e dentre estas está a LGPD, em que descreveu as normativas que tratam o uso do dado pessoal e do dado pessoal/sensível, pela pessoa jurídica, bem como o uso e a exposição destas informações quando do relacionamento entre as partes já citadas. Mais precisamente, fala-se do dado que está relacionado à vida pessoal do indivíduo, podendo ou permitindo que esta pessoa física seja identificada em um meio social. Cabe somente ao proprietário desta informação o ato de disponibilizar, de retificar/ratificar ou mesmo solicitar que este dado armazenado em banco de dados da ACLSJ seja apagado, sempre com o intuito maior que é a proteção de sua confidencialidade perante terceiros. Observar aqui que determinados dados coletados, são pertinentes ao negócio em si, ligados à vida acadêmica do estudante ou funcional do colaborador da ACLSJ, pertinente à continuidade do negócio institucional. Portanto, cabe somente à empresa a decisão de apagá-lo ou não. Quando do aceite de nossa Política de Privacidade, entende-se que o cliente/colaborador/terceirizado o faz de forma livre e em plena concordância com este termo.

Direitos dos Titulares de Dados

  • Direito de confirmação da existência de tratamento;
  • Direito de acesso aos dados;
  • Direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Direito à anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
  • Direito à portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, resguardados os segredos comerciais e industriais do Colégio;
  • Direito à eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas na LGPD;
  • Direito à informação das entidades públicas e privadas com as quais o Colégio realizou uso compartilhado de dados;
  • Direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • Direito à revogação do consentimento a instrumentos de usos de dados pessoais, nos termos da LGPD, não inferindo este na atividade fim da Instituição.

Relacionamento com Terceiros

A ACLSJ tem parceria com outras empresas, instituições e também com órgãos governamentais, para que assim sejam feitos os cumprimento de obrigações legais, as execuções de contrato, sempre com o aporte do legítimo interesse com bases estabelecidas na lei. A ACLSJ exige a todos os terceiros que mantenham a confidencialidade das informações que a eles são compartilhadas de seu público, ou mesmo  das informações que tenham acesso em virtude do exercício da sua atividade junto a ACLSJ, bem como que utilizem tais informações exclusivamente para os fins expressamente permitidos. Não compactua com o uso indevido de tais informações, seja pelos terceiros ou por seus colaboradores, possam a vir a descumprir esta Política, aplicando as devidas medidas contratuais assumidas por referidos terceiros com a ACLSJ por meio de instrumentos próprios.
Situações comuns de compartilhamento de Dados Pessoais e suas finalidades:
  • Nossos fornecedores. Temos uma série de fornecedores que precisamos contratar para operar nossos serviços, e alguns deles podem Tratar Dados Pessoais que coletamos, como, por exemplo, empresas que prestam serviços de hospedagem de dados, de segurança patrimonial, de autenticação e validação de cadastros, empresas de publicidade, meios de pagamento, emissão de cartões de identificação e acesso, empresas de transporte público, entre outros. Neste caso são aportados em contrato de responsabilidades as devidas obrigações, inclusive envolvendo a segurança da informação, privacidade e proteção de Dados Pessoais.
  • Parceiros Institucionais. Além de nossos fornecedores, podemos eventualmente compartilhar Dados Pessoais com parceiros da ACLSJ, com o objetivo de viabilizar determinado produto ou serviço ou condição especial. Por exemplo, precisamos compartilhar Dados Pessoais para serviços de Planos de Saúde, Seguros, transporte de pessoas, formaturas e outros. Da mesma forma como fazemos com nossos fornecedores, aplicam-se as mesmas regras
  • Autoridades Públicas. No cumprimento da lei, qualquer autoridade com competência legal poderá exigir que a ACLSJ compartilhe seus Dados Pessoais, oportunidade em que daremos ciência aos respectivos titulares para que possam tomar as providências cabíveis.
A utilização das informações coletadas pela ACLSJ, em qualquer das hipóteses previstas nos itens acima, é feita exclusivamente para atendimento das finalidades informadas nesta Política e no desempenho das atividades da ACLSJ ou para o oferecimento ao cliente de conteúdo específico a partir da utilização da informação de forma anonimizada e agregada sobre a sua área de atuação.

Sempre que se fizer necessário, a utilização das informações coletadas pela ACLSJ para outros fins que não os definidos nesta Política, será feita de forma expressamente autorizada pelo titular dos dados. A ACLSJ informará diretamente ao titular dos dados ou seu responsável legal sobre esta nova finalidade e, quando necessário, coletará uma nova autorização.

Exclusão de Dados Pessoais, total ou parcialmente

A ACLSJ receberá a solicitação através de contato do proprietário do dado que esteja solicitando tal exclusão, total ou parcial, de seus Dados Pessoais, na qual será avaliada se tal exclusão é possível ou não devido as circunstâncias em que é empregado.

Alguns Dados Pessoais não poderão ser excluídos por conta de obrigações legais (como, por exemplo, contratos de prestação de serviços educacionais e notas fiscais, que devem ser armazenados pelo prazo de prescrição legal), mantendo nestes caso, o emprego da Política de Privacidade somado à Política de Segurança da informação.

Restrição de Tratamento de Dados Pessoais

Os titulares possuem o direito de restringir o tratamento de dados pessoais, por meio da recusa em fornecer o consentimento.

Revogar consentimento para o tratamento de dado pessoal junto à ACLSJ

A revogação do consentimento, em determinadas circunstâncias, acontece por meio de nossos canais de atendimento. Sempre que o Titular exercer seus direitos, a ACLSJ poderá solicitar algumas informações complementares para fins de comprovação da sua identidade, buscando impedir fraude e garantir a proteção e a privacidade dos dados pessoais de sua titularidade. Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a ACLSJ se compromete a responder a todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

Tempo de armazenamento dos dados pessoais

A ACLSJ possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras, e desde que fundamentadas com uma Base Legal.

Segurança da Informação

A ACLSJ afirma e torna público que adota os regramentos legalmente requeridos quanto à segurança da informação descritos em sua Política de Segurança da Informação, sempre visando à proteção de dados coletados e dos processos que pertencem a Organização pertinentes a cada setor. A procura sempre por implementar meios e medidas adicionais para evitar a perda, mau uso, ou o acesso não autorizado, bem como a subtração indevida dos dados pessoais coletados, está descrita em nossa matriz de risco. Visando sempre garantir os pilares da segurança da informação, faz-se uso de sistemas que buscam garantir a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos dados pessoais durante a utilização dos mesmos pelos bancos de dados e plataformas de coleta em uso na ACLSJ. A fim de tornar mais clara esta Política de Segurança da Informação, o usuário fica ciente de que as medidas de segurança relativas à Internet não são integralmente infalíveis e este termo cabe apenas aos sites e aplicativos controlados pelo ACLSJ, não valendo para outros sites direcionados por links postados em nas páginas WEB. Neste caso, cabe ao usuário inteirar-se sobre a Política de Privacidade destes sites nos quais ocorre o redirecionamento.

Material coletado por nossos Sites ou APPs

São utilizados formulários e cookies para a obtenção de informações dos usuários em páginas WEB da ACLSJ. Os cookies que são utilizados quando um usuário acessa as páginas/sites, nada mais são do que arquivos do tipo texto que são gravados no computador do usuário, fazendo com que seja identificado ao retornar as páginas já visitadas durante a navegação no ambiente da Internet. Estes logs (cookies) não deduzem nome e sobrenome do usuário ou outro dado pessoal/sensível. Os aplicativos do tipo mobile (APP Educacional e o APP MeuRH) gravam no software de gestão acadêmica e funcional, denominado agora como ERP, os logs de acesso com informações de data, hora, ações realizadas pelo usuário junto aos campos de dados específicos deste ERP, incluindo também ali, o monitoramento sobre a autenticação do usuário. Somam-se a estes dados gravados em um Banco de Gestão da mantenedora da ACLSJ, a geolocalização do usuário no momento de seu acesso, esta coleta se faz obrigatória por determinação do fabricante.

Caso o usuário não se sinta à vontade com a coleta anônimade dados de navegação em páginas WEB da Instituição, é necessário acessar ealterar as configurações de privacidade no browser/navegador de internetinstalado em seu equipamento pessoal. Quanto aos APPs disponibilizados parasmartfones da Instituição ou particulares, estes Apps têm suas funcionalidadesde coletas de logs e dados determinadas pelo fabricamte, não podendo o usuáriointeragir nesta configuração.

Como é tratado o dado coletado pelos meios externos digitais (APPs e Portais) fornecidos pela ACLSJ

Os dados coletados, em aplicativos, são geridos pelo ERP da Instituição, sendo processado em banco de dados instalados dentro de suas instalações, comprovando ali as interações do usuário com os sistemas e aplicativos disponibilizados pela ACLSJ. Referente aos Portais WEB ligados ao ERP que a instituição possui e disponibiliza, hora estes atendendo ao público aluno/pai/responsável de aluno/professor, na finalidade de acompanhar/informar a vida acadêmica do aluno, afirmasse sobre estes Prtais que o acesso é regrado pela autenticação individual de cada usuário. Assim também ocorre com o APP destinado ao funcionário da ACLSJ. Porém, deve ficar claro que, em algum momento, o processamento da base de dados se forma pelo processamento local e é somada ao armazenamento e tratamento de dados em nuvem (Cloud);

Armazenamento de dados em outros países

A ACLSJ faz uso da computação em nuvem (Cloud Computing). Assim, opera com o armazenamento/processamento de dados em outros países para fins de prover e manter os servidores e serviços, bem como pela necessidade de seus APPs. Parte do processamento é localizado no exterior, com grau de proteção de dados adequado e já previsto em lei. Ao interagir nas páginas WEB e nos APPs Educacional e Meu RH, o usuário concorda livremente com essa modalidade de processamento e armazenamento adotada pelo ACLSJ.

Forma e condições de exercício

Os direitos do Titular dos dados mencionados acima serão garantidos e poderão ser exercidos pelos proprietários nos exatos termos descritos na LGPD. Toda e qualquer solicitação, reclamação, pedido de informação ou exercício de direitos do Titular de Dados poderá ser realizada por mensagem escrita para o site https://www.centraldalgpd.com.br/canal-de-comunicacao, onde o Titular de Dados deverá informar, minimamente, as seguintes informações:
A ACLSJ faz uso da computação em nuvem (Cloud Computing). Assim, opera com o armazenamento/processamento de dados em outros países para fins de prover e manter os servidores e serviços, bem como pela necessidade de seus APPs. Parte do processamento é localizado no exterior, com grau de proteção de dados adequado e já previsto em lei. Ao interagir nas páginas WEB e nos APPs Educacional e Meu RH, o usuário concorda livremente com essa modalidade de processamento e armazenamento adotada pelo ACLSJ.
  • Nome completo do Titular de Dados;
  • Número de CPF do Titular de Dados;
  • E-mail de contato;
  • Telefone para contato;
  • Endereço de sua residência; e
  • Descrição da solicitação.
Eventualmente, outras informações ou documentos podem ser solicitados para o atendimento da requisição, caso haja dúvida sobre a veracidade das informações prestadas ou sobre a identidade do Titular.

Responsabilidades

Administradores, colaboradores e terceiros:

  • Observar e zelar pelo cumprimento da presente Política e, quando assim se fizer necessário, acionar o Encarregado em Privacidade e Proteção de Dados (DPO) para consulta sobre situações que envolvam conflito com esta Política ou mediante a ocorrência de situações nela descritas.

DPO:

  • Manter atualizada esta Política, de forma a garantir que quaisquer alterações regulatórias/legais das diretrizes e regras gerais aqui estabelecidas sejam observadas;
  • Esclarecer dúvidas relativas a esta Política e à sua aplicação;
  • Aceitar reclamações e comunicações dos titulares dos dados, prestar esclarecimentos e adotar providências;
  • Receber comunicações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”) e adotar providências;
  • Orientar os colaboradores e os terceiros da ACLSJ a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais; e
  • Adotar iniciativas para compartilhamento de informações sobre incidentes contendo dados pessoais com a ANPD e com os titulares dos dados, quando necessário.

Alterações na política de privacidade

A ACLSJ faz uso da computação em nuvem (Cloud Computing). Assim, opera com o armazenamento/processamento de dados em outros países para fins de prover e manter os servidores e serviços, bem como pela necessidade de seus APPs. Parte do processamento é localizado no exterior, com grau de proteção de dados adequado e já previsto em lei. Ao interagir nas páginas WEB e nos APPs Educacional e Meu RH, o usuário concorda livremente com essa modalidade de processamento e armazenamento adotada pelo ACLSJ.

Documentação complementar:

  • Artigo 5º da Constituição Federal de 1988;
  • Lei nº 13.709/2018;
  • Normas e procedimentos internos aperfeiçoados constantemente, aprovados pelas alçadas competentes e disponibilizados a todos os colaboradores.

Conceitos e siglas

  • Clientes: Pessoa natural (estudantes, beneficiados, atendidos, pais/responsáveis) a quem se referem os dados pessoais que são objeto de trabalho;
  • Dado pessoal sensível: Qualquer dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
  • Dado pessoal: Qualquer informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável, como: nome, sobrenome, data de nascimento, documentos pessoais (CPF, RG, CNH, Carteira de Trabalho, passaporte, título de eleitor, dentre outros), endereço residencial ou comercial, telefone, e-mail, cookies e endereço IP;
  • Informações: Dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e para transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;
  • Legítimo Interesse: Refere-se à base legal de tratamento de Dados Pessoais prevista nos artigos 7º, IX e 10 da LGPD, e tem como fundamento avaliar, em suma, (i) a legitimidade e legalidade dos interesses da ACLSJ ou de terceiro para a realização de determinado tratamento de Dados Pessoais, (ii) a avaliação da efetiva necessidade do tratamento para a finalidade pretendida pela instituição, e (iii) o equilíbrio entre os interesses da ACLSJ e os direitos do titular, incluindo suas expectativas legítimas em relação ao tratamento de seus Dados Pessoais;
  • LGPD: refere-se à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018);
  • Privacidade e Proteção de Dados: Possibilidade de o titular determinar, de forma autônoma, a utilização que é feita de seus próprios dados pessoais, em conjunto com o estabelecimento de uma série de garantias para evitar que estes dados pessoais sejam utilizados de forma a causar discriminação ou danos de qualquer espécie.
  • Stakeholders/Públicos de Interesse: São todos os públicos relevantes com interesses pertinentes à Instituição, ou ainda, indivíduos ou entidades que assumam algum tipo de risco, direto ou indireto, em face da sociedade.
  • Terceiros: Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que presta serviços à ACLSJ, em suas dependências ou remotamente, e no exercício de suas atividades possam vir a ter acesso às informações referentes ao negócio da ACLSJ ou de seus Clientes.
  • Titular de Dados: refere-se à pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

Gestão da política

Esta Política entra em vigor na data de sua aprovação Diretoria da ACLSJ e revoga quaisquer documentos em contrário.
A presente política foi aprovada no dia: 07/10/2024.