Ser uma escola de excelência, comprometida com a formação integral da pessoa e com a construção de uma nova sociedade inspirada pelos princípios cristãos.
Em 1910, as famílias de Pelotas e região ansiavam pela vinda das Irmãs de São José para que elevassem o nível educacional das meninas. Tanto que, nesse ano, o então intendente municipal, Barbosa Gonçalves, recorreu ao bispo de Porto Alegre, dom Cláudio Ponce de Leon, a fim de que a Congregação implantasse o Colégio São José na cidade conhecida como Princesa do Sul.
Assim, no início do século XX, chegaram da França a madre Saint Maurice e as irmãs Marie Alix e Saint Jean, as quais, auxiliadas pelas irmãs Lydia e Albina, deram início às atividades da Escola.
Desde que chegaram, as Irmãs de São José foram construindo vínculos cada vez mais fortes com as comunidades da Região Sul do Estado. Prova disso é que foram merecedoras da confiança de inúmeras famílias que mandavam suas filhas estudar e, não em poucos casos, residir sob a orientação dessas religiosas, pois havia alunas matriculadas no internato, no semi-internato ou no externato.
Com o trabalho humilde, às vezes anônimo, mas sempre dedicado e importante dessas mulheres, o Colégio foi crescendo e, como uma árvore frondosa, estendendo fundas raízes no solo fértil de Pelotas e região.
Aos poucos, a presença da Congregação passou a ser sentida muito além dos muros do Educandário, pois as Irmãs e suas alunas levaram sua contribuição às paróquias e às comunidades carentes da cidade, seja em atividades educativas, na distribuição de donativos ou mesmo na educação de adultos.
A Irmã Rosa Maria Porangaba, atual diretora do Colégio São José, com muita justiça destaca o trabalho desenvolvido pelas religiosas, muitas das quais chegaram a Pelotas jovens e, nessa cidade, tiveram a oportunidade de estudar e auxiliar nas ações da Congregação. Sem elas a Escola não teria crescido e se tornado o que é hoje. Atuam hoje no Colégio a Irmã Rosa Maria – que responde de forma competente e entusiasmada pela Direção – e as irmãs Ana Celeste, Cassilda, Emília e Marilene – todas praticando nos seus trabalhos diários a missão evangelizadora da Congregação.
Com o decorrer do tempo, o educandário cresceu, incluiu a educação de meninos, foi ampliado e reestruturado nos seus espaços físicos, acompanhou as inovações tecnológicas e passou a contar com o auxílio de leigos, mantendo sempre os propósitos e o carisma das Irmãs de São José.
O Colégio São José de 2020 é formado por 104 professores e 68 funcionários que, diariamente, trabalham com quase 2000 alunos, os quais se distribuem ao longo dos vários adiantamentos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Estes, somados às suas famílias, formam uma comunidade viva e pulsante na construção de experiências afetivas e intelectuais partilhadas de forma marcante. À frente da instituição estão a Diretora – Ir. Rosa Maria Porangaba – e o Vice-Diretor – Prof. Luiz Gustavo Araújo. Os dois têm como um dos focos de seu trabalho a preservação desse imenso patrimônio imaterial acumulado ao longo de um século, composto de afeto, história e relações e, paralelamente a isso, fazer com que a escola esteja completamente inserida no século XXI, fazendo com que a comunidade escolar dê respostas às questões do presente. Nesta linha de ação, o Colégio São José conta com lousas digitais em todas as salas de aula, sinal de internet sem fio em todos os ambientes e seu portal educacional. Esses recursos tecnológicos não se opõem à valorização da simplicidade e da natureza. Uma prova disso está no constante uso do Sítio São José como ambiente pedagógico. São 27 hectares localizados no distrito da Cascata. A propriedade rural permite aos alunos, suas famílias e professores da escola trilhas na mata nativa, a vivência do trabalho rural com gado de leite e até uma bela cachoeira onde é possível tomar banho.
Assim, a data de seu padroeiro, 19 de março de 2020, é o dia da comunidade do Colégio São José de Pelotas festejar por mais de um século de vida. E agradecer a Deus pelos 110 anos de uma obra coletiva, construída sempre sob o modelo de São José – homem bom, justo, disponível e operário confiante.
Sala de cinema
Sala de filosofia
Laboratório de Informática
Sala de Música
Audiovisual
Biblioteca
Biblioteca Infantil
Laboratório de Física, Química e Biologia
Salas de aula
Auditório
Capela
Pavilhão
Quadras externas
Centro Esportivo
Sala de Ginástica e Judô
Centro de Convivência
Praça seca
Playground
Brinquedoteca
Sala de aula infantil
Sala da Vida prática
Centro de Apoio Cultural
Sítio da Escola
Sala de Artes
Saguão de Exposições
Laboratório infantil de Informática
SOR – Serviço de Orientação Religiosa
SOE – Serviço de Orientação Educacional
Serviço de Psicologia Escolar
Setor de Comunicação
Informática
Secretaria
SCT – Serviço de Coordenação de Turno
Direção e Vice-direção
SSE – Serviço de Supervisão Escolar
Tesouraria e Contabilidade
Secretaria de esporte
APM – Associação de Pais e Mestres
Serviço de Coordenação e Limpeza
A história do Colégio São José começa muito antes da sua fundação, com a origem das Irmãs São José.
A filosofia da Congregação foi criada no século XVII na cidade de Le Puy-em-Velay, na França, em uma época em que o povo estava sofrendo as conseqüências de guerras civis e religiosas.
Nesta realidade, o jesuíta Pe. Jean Pierre Médaille começou a construir o “Pequeno Projeto”, que consistia na organização de pequenos grupos de mulheres que se dedicariam a Deus e ao próximo, servindo e buscando a união. Mas a Congregação das Irmãs de São José, apoiada pelo Bispo Mons. Henrique de Maupas, só foi fundada em 15 de outubro de 1650 em uma simples cerimônia.
A fé e a doação das Irmãs da Congregação as fizeram superar as diversas dificuldades no decorrer da história, chegando ao Rio Grande do Sul em 1898.
Hoje, o espírito da Congregação está presente em todo o mundo promovendo a “Dupla União”, união entre as pessoas e com Deus.
Estas corajosas mulheres encontraram na educação a esperança de cumprir sua missão, trabalhando por um mundo mais justo e fraterno.