O grupo de dança do Colégio São José de Pelotas conquistou diversos prêmios no Santa Maria em Dança 2024. Formado por 80 meninas do 1º ao 9º ano, nesta edição, trouxe para Pelotas 13 premiações, além de muitos aprendizados.

Confira as premiações que o grupo alcançou:

Categoria Estudante
Dança Estudantes Grupo – Fundamental 1
1º Lugar: Palhaços

Dança Estudantes Grupo – Fundamental 2
1º Lugar: Maria Bonita e Lampião

Dança Estudantes Grupo – Fundamental 3
2º Lugar: Índias

Jazz Grupo Infantil
1º Lugar: You Can’t Stop The Beat
2º Lugar: Forrobodó
3º Lugar: Marionetes

Estilo Livre Solo Infantil
2º Lugar: Aquarela

Estilo Livre Infantil Grupo
1º Lugar: Direito das Crianças
3º Lugar: Frevo

Estilo Livre Júnior
2º Lugar: Pescadores

Danças Urbanas Júnior
3º Lugar: Paixão Nacional

Estilo Livre Solo Juvenil
3º Lugar: Maria, Maria

Coreografia Vencedora do Prêmio Jovem para a Dança:
You Can’t Stop The Beat

Este ano, a competição foi realizada no começo de setembro.

Critérios de escolha

O Prêmio Jovem é o ponto alto da competição e, para conquistá-lo, as coreografias que mais se destacaram durante os três dias de apresentação são indicadas pelo júri para participar de uma noite de gala, na qual disputam a premiação. Este ano, o grupo de dança do CSJ foi indicado com quatro coreografias, sendo a vencedora “You Can’t Stop The Beat”.

Além do reconhecimento, a partir dessa conquista, a equipe do Colégio São José estará presente em toda a divulgação do Santa Maria em Dança 2025, figurando na capa do regulamento, nas camisetas do festival e nos troféus entregues aos vencedores.


Aprendizados que vão além da dança

Para quem vive essa paixão pela arte, o festival vai muito além dos prêmios; ele proporciona também diversas experiências importantes para o desenvolvimento das crianças.

“A dança me ensina a ser persistente, a continuar tentando até acertar e, principalmente, a confiar em mim mesma. Participar do festival este ano foi uma experiência muito especial. Desde as brincadeiras no ônibus até o nervosismo antes de subir no palco, as trocas de figurinos e as emoções das premiações, cada momento foi inesquecível”, conta Isadora Schenkel, estudante do 9º ano e integrante do grupo.

Professora do extraclasse de dança do CSJ há 16 anos, Juliana Resem destaca que as conquistas são frutos da dedicação do grupo. “Sempre acreditei e acredito no ensino do Colégio São José, que forma o indivíduo como um todo e que sempre incentivou o esporte e a arte. Esse grupo me orgulha muito, e eu sempre digo que, por trás de um grande espetáculo, há o esforço dos artistas e dos pais que incentivam, abraçam, apoiam, aplaudem e choram. E o mais importante de tudo isso são os valores desenvolvidos, como solidariedade, espírito de grupo, amizade e respeito.”

Juliana ainda destaca benefícios importantes adquiridos através da dança, como socialização, responsabilidade, ajuda ao próximo e trabalho em coletivo. “E tudo isso reflete também na sala de aula”, finaliza.


Os benefícios da dança no desenvolvimento dos filhos

Para Vanessa, mãe da Lívia, a dança tem sido muito importante no desenvolvimento da filha. “Foi uma experiência grandiosa ver a nossa menina, que é tão tímida e que, com seu TDAH, tem tantas dificuldades, conseguir enfrentar seus medos e subir no palco. Foi emocionante vê-la superar tudo isso. Ela ama a dança, e isso tem ajudado nessa questão do foco, a prestar atenção nas coisas; vimos ela evoluir muito. Foi emocionante e enriquecedor participar do festival”, comenta.

Sentimento semelhante ao da Letiane, mãe da Marina, do 4º ano. “É lindo ver o quanto ela é feliz no palco. E o melhor foi a dedicação aos estudos, que melhorou muito, pois ela viu que era preciso tempo e dedicação. A dança trouxe para minha filha mais comprometimento, alegria, desenvoltura e autoestima”, destaca.

Próximo espetáculo

Já com foco no final do ano, o grupo de dança do Colégio São José começa a trabalhar para o espetáculo que será realizado no dia 12 de dezembro no Teatro Guarany, intitulado “Quebra-Nozes in Jazz”.


Por: Kauã Blank - Volante Digital