Futuras universitárias atribuem o incentivo a leitura e a escrita, como alguns dos motivos pelo bom desempenho


(Analiel e Martina)

Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diversos estudantes do Colégio São José descobriram que conquistaram uma nota superior a 900 na redação. É o caso da Analiel Lemos e da Martina de Ávila que foram aprovadas para graduação de Direito na UFPel e UCPel, respectivamente.


Segundo Analiel, o São José foi fundamental para que ela alcançasse esse resultado. “O Colégio me ajudou a crescer não somente como aluna, mas como pessoa também. Com a ajuda de professores incríveis, eu consegui conquistar boas notas no Enem e 980 na redação”. Ela ainda faz um agradecimento especial para a professora de redação do CSJ, Suzane Ribeiro. “Ela teve grande mérito nisso. Sem a atenção e o carinho dela eu não teria conseguido conquistar uma nota tão boa na redação, e sou eternamente grata por tudo. O sentimento de poder compartilhar essa vitória com todas as pessoas que fazem parte do Colégio São José é inexplicável”, finaliza Analiel.

Para Martina, que tirou 960, a nota é resultado de uma construção realizada durante todo o Ensino Médio, através de debates que priorizavam o entendimento das competências e de como a escrita é corrigida. “Só tenho a agradecer a estrutura oferecida pelo Colégio São José, como a aplicação de simulados e provas, e pela professora extremamente qualificada e atenciosa que nos proporcionou além do apoio didático, apoio emocional durante todo esse processo. Construí minha escrita do zero com o auxílio dela e da instituição sem nenhum reforço externo, como cursinho ou aulas particulares”, destaca a estudante.




Um processo acompanhado de perto pelos próprios estudantes


Segundo Suzane Ribeiro, além das atividades realizadas para aperfeiçoar a escrita, a escola possui um grande aliado no processo de desenvolvimento dos estudantes. “O sistema Anglo nos oferece a plataforma de redações nota mil, que dá a oportunidade aos alunos de submeter seus textos a esse programa de avaliação em que ele é corrigido por especialistas em Enem. Além disso, recebem orientação para uma escrita progressiva com foco no objetivo que é a nota mil”, explica.


Ela ainda destaca que com esse método o estudante também consegue acompanhar seu desenvolvimento. “Eles adoram essa possibilidade de poder testar sua escrita em diferentes momentos, pois assim também podem entender sua evolução. Então além da orientação que eles recebem em sala de aula, os estudantes também têm a oportunidade de testar sua escrita”, finaliza.


Por: Kauã Blank - Volante Digital