PRÉ-MATRICULA

Colégio São José

Institucional

Objetivos

  • Vivência dos valores cristãos.
  • Comprometimento com a inclusão social e com a vida.
  • Abertura ao momento histórico e suas grandes questões sociais.
  • Adequação do trabalho pedagógico aos avanços do conhecimento.
  • Solidariedade como princípio e como prática.

Missão do Colégio São José

  • Promover a vivência da fraternidade e da solidariedade;
  • Formar cidadãos autônomos, conscientes e competentes, capazes de buscar respostas aos desafios da comunidade e de seu tempo;
  • Educar pessoas capazes de comunhão consigo, com os outros e com Deus.

Visão do Colégio São José

Ser uma escola de excelência, comprometida com a formação integral da pessoa e com a construção de uma nova sociedade inspirada pelos princípios cristãos.

Colégio São José – Pelotas/RS 110 anos de ensino para a vida

Em 1910, as famílias de Pelotas e região ansiavam pela vinda das Irmãs de São José para que elevassem o nível educacional das meninas. Tanto que, nesse ano, o então intendente municipal, Barbosa Gonçalves, recorreu ao bispo de Porto Alegre, dom Cláudio Ponce de Leon, a fim de que a Congregação implantasse o Colégio São José na cidade conhecida como Princesa do Sul.

Assim, no início do século XX, chegaram da França a madre Saint Maurice e as irmãs Marie Alix e Saint Jean, as quais, auxiliadas pelas irmãs Lydia e Albina, deram início às atividades da Escola.

Desde que chegaram, as Irmãs de São José foram construindo vínculos cada vez mais fortes com as comunidades da Região Sul do Estado. Prova disso é que foram merecedoras da confiança de inúmeras famílias que mandavam suas filhas estudar e, não em poucos casos, residir sob a orientação dessas religiosas, pois havia alunas matriculadas no internato, no semi-internato ou no externato.

Com o trabalho humilde, às vezes anônimo, mas sempre dedicado e importante dessas mulheres, o Colégio foi crescendo e, como uma árvore frondosa, estendendo fundas raízes no solo fértil de Pelotas e região.

Aos poucos, a presença da Congregação passou a ser sentida muito além dos muros do Educandário, pois as Irmãs e suas alunas levaram sua contribuição às paróquias e às comunidades carentes da cidade, seja em atividades educativas, na distribuição de donativos ou mesmo na educação de adultos.

A Irmã Rosa Maria Porangaba, atual diretora do Colégio São José, com muita justiça destaca o trabalho desenvolvido pelas religiosas, muitas das quais chegaram a Pelotas jovens e, nessa cidade, tiveram a oportunidade de estudar e auxiliar nas ações da Congregação. Sem elas a Escola não teria crescido e se tornado o que é hoje. Atuam hoje no Colégio a Irmã Rosa Maria – que responde de forma competente e entusiasmada pela Direção – e as irmãs Ana Celeste, Cassilda, Emília e Marilene – todas praticando nos seus trabalhos diários a missão evangelizadora da Congregação.

Com o decorrer do tempo, o educandário cresceu, incluiu a educação de meninos, foi ampliado e reestruturado nos seus espaços físicos, acompanhou as inovações tecnológicas e passou a contar com o auxílio de leigos, mantendo sempre os propósitos e o carisma das Irmãs de São José.

O Colégio São José de 2020 é formado por 104 professores e 68 funcionários que, diariamente, trabalham com quase 2000 alunos, os quais se distribuem ao longo dos vários adiantamentos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Estes, somados às suas famílias, formam uma comunidade viva e pulsante na construção de experiências afetivas e intelectuais partilhadas de forma marcante. À frente da instituição estão a Diretora – Ir. Rosa Maria Porangaba – e o Vice-Diretor – Prof. Luiz Gustavo Araújo. Os dois têm como um dos focos de seu trabalho a preservação desse imenso patrimônio imaterial acumulado ao longo de um século, composto de afeto, história e relações e, paralelamente a isso, fazer com que a escola esteja completamente inserida no século XXI, fazendo com que a comunidade escolar dê respostas às questões do presente. Nesta linha de ação, o Colégio São José conta com lousas digitais em todas as salas de aula, sinal de internet sem fio em todos os ambientes e seu portal educacional. Esses recursos tecnológicos não se opõem à valorização da simplicidade e da natureza. Uma prova disso está no constante uso do Sítio São José como ambiente pedagógico. São 27 hectares localizados no distrito da Cascata. A propriedade rural permite aos alunos, suas famílias e professores da escola trilhas na mata nativa, a vivência do trabalho rural com gado de leite e até uma bela cachoeira onde é possível tomar banho.

Assim, a data de seu padroeiro, 19 de março de 2020, é o dia da comunidade do Colégio São José de Pelotas festejar por mais de um século de vida. E agradecer a Deus pelos 110 anos de uma obra coletiva, construída sempre sob o modelo de São José – homem bom, justo, disponível e operário confiante.

Ver mais

Estrutura do Colégio

Sala de cinema

Espaço utilizado por todas as turmas para exibições de filmes, palestras, reuniões com pais, Cine Fórum e atividades interdisciplinares.

Sala de filosofia

Sala destinada aos alunos para eventuais trabalhos nas disciplinas de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso.

Laboratório de Informática

Sala de acesso e utilização de computadores, com uso de equipamentos e ferramentas tecnológicas, oferecendo orientação e suporte técnico.

Sala de Música

Sala dedicada ao processo de musicalização das aulas coletivas na área de execução ou instrumentação musical.

Audiovisual

Assessoramento aos alunos e à equipe pedagógica no que se refere às cópias de provas, trabalhos, comunicados e de outros materiais gráficos. O setor ainda disponibiliza equipamentos de som para apoio às aulas.

Biblioteca

A Sala Comendador Carlos Assumpção é destinada à comunidade escolar, proporcionando pesquisas, espaços de leituras, estudo, Hora do Conto, Saraus, retirada de obras e reflexões frente às realidades socias, culturais e espirituais a que estão inseridos. O acervo atual possui mais de 30.000 obras raras e atuais, com assuntos relativos à educação, recreação e lazer, além de periódicos e revistas.

Biblioteca Infantil

A Sala Ir. Maria de Jesus Barros é destinada às crianças da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de incentivar a prática da leitura de forma lúdica e prazerosa através de projetos pedagógicos.

Laboratório de Física, Química e Biologia

Proporciona aulas práticas e vivências experimentais do processo de investigação científica para a compreensão dos conceitos básicos, das disciplinas de Química, Física e Biologia. O espaço visa complementar, esclarecer e/ou ilustrar os conhecimentos teóricos estudados na sala de aula.

Salas de aula

Espaços adequados a faixa etária de cada curso: Educação infantil, Ensino Médio e Ensino Fundamental. Em todas as salas, encontram-se Lousas digitais ligadas a internet, uma moderna tecnologia que possibilita o trabalho em diversas áreas do conhecimento através da interatividade com o aluno.

Auditório

Espaço destinado para apresentações culturais, palestras, projetos pedagógicos e formaturas. Com capacidade para 396 espectadores, o Auditório possui modernos equipamentos de projeção, iluminação e sonorização.

Capela

Local destinado a reflexões e celebrações religiosas.

Pavilhão

Espaço dedicado à prática desportiva e atividades culturais em sintonia com projetos pedagógicos.

Quadras externas

Espaço dedicado à prática desportiva e recreação dos alunos.

Centro Esportivo

Complexo que integra duas quadras poliesportivas (com placar eletrônico), vestiário completo, sala de ginástica, banheiros, cantina e churrasqueira. Também utilizado para diversos eventos.

Sala de Ginástica e Judô

Espaço dedicado a pratica da Ginástica Olímpica e Judô.

Centro de Convivência

Espaço destinado para a convivência dos alunos, pais e funcionários. A sala dispõe de internet sem fio, cafeteria, TV, revistas. No intervalo da escola e em outros horários o Centro de Convivência é um local apropriado para a socialização.

Praça seca

Espaço lúdico dedicado para alunos da Educação Infantil, com brinquedos educativos.

Playground

Playground com vários brinquedos dedicado à Educação Infantil, com horário estendido até 19h.

Brinquedoteca

Espaço destinado para recuperar nas crianças o gosto pelas brincadeiras lúdicas e demais atividades pedagógicas.

Sala de aula infantil

Sala da Vida prática

Espaço dedicado a práticas do dia-a-dia, como: papel dos alimentos e sua preparação, práticas artesanais com madeira, práticas manuais com bijuterias e práticas de vestuário.

Centro de Apoio Cultural

Sala de apoio para as atividades realizadas na escola.

Sítio da Escola

Local com 27 hect. de área verde, destinado ao contato com a natureza, entretenimento, realização de projetos ambientais e confraternização com famílias, funcionários e alunos.

Sala de Artes

Espaço onde os alunos desenvolvem a criatividade e a sensibilidade artística através da realização de trabalhos com diferentes técnicas.

Saguão de Exposições

Área interna destinada a exposição de trabalhos realizados pelos alunos.

Laboratório infantil de Informática

Sala de utilização de computadores adaptados para alunos da Educação Infantil, com atividades lúdicas que auxiliam o processo ensino aprendizagem.

Estrutura do Colégio

SOR – Serviço de Orientação Religiosa

Objetivo Geral: Proporcionar um espaço de evangelização onde todos os integrantes do processo educativo, vivenciem a Fé, a Esperança e a Caridade, buscando viver a comunhão consigo mesmo, com o outro e com Deus na construção de uma nova sociedade.

Atribuições:

– Orientação e suporte aos professores e funcionários, buscando a vivência de valores humanos cristãos;
– Formação integral aos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental através de manhãs e tardes de reflexão;
– Congressos: Grito adolescente para 6º ano; Desperta Galera – para 7º ano;
– Grupo de oração “Semente de Fé” para pais, professores, ex-alunos e funcionários;
– Retiros para professores, funcionários e grupo de oração;
– Celebrações Eucarísticas e da Palavra conforme datas significativas;
– Orientação Espiritual para professores, alunos, funcionários, e famílias;
– Atividades formativas, lúdicas e ecológicas no Sítio do Colégio São José;
– Apresentação, estudo e projeto da Campanha da Fraternidade;
– Ação Cidadã: “Campanha Gesto de amor”;
– Campanha do Agasalho;
– Campanhas direcionadas conforme a necessidade.

SOE – Serviço de Orientação Educacional

Objetivo Geral: Proporcionar um ambiente escolar harmonioso e enriquecedor em suas relações com alunos, professores e famílias, oportunizando ao educando o seu desenvolvimento, que trilha novos caminhos, que ouse e que transforma.

Atribuições:

– Oferecer oportunidades para a melhoria do desempenho de alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou adaptação;
– Assessoramento aos professores para melhor qualidade no seu trabalho;
– Atendimento individual, proporcionando orientação ao aluno;
– Atendimento individual às famílias dos alunos;
– Informação aos pais ou responsáveis sobre o desempenho escolar dos alunos;
– Acompanhamento e encaminhamento de alunos com dificuldades a profissionais especializados;
– Orientação profissional através de projetos que visem informações a respeito das diferentes profissões.

Serviço de Psicologia Escolar

Objetivo Geral: Proporcionar o desenvolvimento do viver em cidadania. Busca instrumentos para apoiar o progresso acadêmico adequado do aluno, respeitando diferenças individuais. É pautado na promoção da saúde da comunidade escolar a partir de trabalhos preventivos que visem um processo de transformação pessoal e social. Para tanto, baseia-se nos conhecimentos referentes aos estágios de desenvolvimento humano, estilos de aprendizagem, aptidões e interesses individuais e a conscientização de papéis sociais.

Atribuições:
– Realização de atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários.
– Atua em parceria com a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar. Contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar.

Setor de Comunicação

Objetivo Geral: Manter o elo de comunicação entre toda a comunidade escolar de forma dinâmica, atualizada e intensa. Bem como abranger o público da região, divulgando as principais atividades realizadas pela Escola.

Atribuições:

– Criação e execução de campanha publicitária com o objetivo de gerar novas matrículas;
– Elaboração de materiais gráficos, audiovisuais e textos para auxilio pedagógico e institucional;
– Atualização do site da Escola, bem como redes sociais na internet;
– Recebimento e encaminhamento de e-mails recebidos pela Escola;
– Apresentação e produção da Rádio interna;
– Criação e organização de eventos programados pela Escola;
– Responsabilidade pelo Cerimonial dos eventos promovidos pela Escola.

Informática

Objetivo Geral: Viabilizar o acesso e utilização às tecnologias, com o uso de equipamentos e ferramentas tecnológicas, de forma criativa e adequada, oferecendo orientação e suporte técnico.

Atribuições:

– Organizar e controlar o calendário de utilização do Laboratório de Informática e dos equipamentos multimídia;
– Disponibilizar suporte durante as aulas no Laboratório e em sala de aula quando necessário;
– Atender e orientar professores, alunos e pais na utilização do Educacional;
– Gerenciar a rede lógica da Escola;
– Proporcionar treinamento aos professores e acompanhar os registros dos portais da Escola: Educacional e TOTSV.

Secretaria

Objetivo Geral: Organizar e manter atualizada toda a documentação do Colégio São José para assegurar, em qualquer tempo, a verificação da identidade e autenticidade da vida escolar do aluno.

Atribuições:
– Executar toda a escrituração escolar;
– Digitar a correspondência do Colégio, documentos e outros subsídios;
– Protocolar os documentos;
– Organizar o fichário e os arquivos;
– Efetuar as matrículas;
– Atender às solicitações da Direção, Serviços e Professores, dando-lhes assessoria nos assuntos relacionados ao sistema TOTSV e à secretaria.

SCT – Serviço de Coordenação de Turno

Objetivo Geral: Colaborar na organização e funcionamento da Escola, criando condições favoráveis à realização das atividades programadas.

Atribuições:

– Coordenar as atividades do turno, atendendo às necessidades dos alunos, pais e professores;
– Organização das turmas;
– Verificação diária das presença dos professores;
– Recepção aos alunos que entram com atraso e autorização para os que saem antes;
– Atendimento aos alunos e pais para orientação e/ou esclarecimentos;
– Registro das ocorrências que fogem à rotina e aconselhamento ou encaminhamento dos alunos aos demais serviços para atendimentos específicos;
– Trabalho em interface com o SOE para orientação socioeducativa dos alunos;
– Aplicar medidas pedagógica aos alunos que não observarem as diretrizes da Escola;
– Prestar atendimento emergencial aos alunos em caso de doença.

Direção e Vice-direção

Objetivo Geral: Animar e dinamizar o processo educativo, promovendo um ambiente propício ao cultivo e a vivencia da filosofia expressa na proposta educacional da Escola.

Atribuições:

– Zelar pela obtenção das finalidades e objetivos da Escola, garantindo relações solidárias e clima propício a efetivação de sua Proposta Educacional;
– Cumprir e fazer cumprir a legislação de ensino, as determinações da Mantenedora e deste regimento;
– Presidir o Conselho Técnico-Administrativo-Pedagógico;
– Presidir o Conselho Deliberativo da Associação de Pais e Mestres;
– Designar os responsáveis pelos diversos serviços;
– Contratar os professores e o pessoal de apoio administrativo e pedagógico, bem como dispensá-los, tendo em vista as conveniências da Escola;
– Convocar e presidir reuniões;
– Aprovar planos de ajustamento pedagógico dos alunos ao currículo da Escola, de acordo com as prescrições legais e possibilidades expressas no Regimento;
– Incentivar e promover a constante atualização do corpo docente;
– Assegurar que o Plano Global da Escola seja elaborado, acompanhado e avaliado;
– Aprovar a Proposta Educacional da Escola;
– Aplicar Sansões ao aluno que não observar as normas da Escola;
– Administrar financeiramente a Escola de acordo com a orientação da Mantenedora;
– Praticar todos os demais atos inerentes a sua função.

SSE – Serviço de Supervisão Escolar

Objetivo Geral: Acompanhar o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, de acordo com a proposta pedagógica da Escola, assessorando os professores de forma sistemática no desempenho da sua função, com o propósito de assegurar a qualidade do Serviço Educativo prestado.

Tesouraria e Contabilidade

Objetivo Geral: Administrar a gestão financeira do Colégio São José, realizando tarefas de contas a pagar e receber, bem como promover as compras para a entidade, além de elaborar a documentação relativa a prestação de contas, visando sempre o equilíbrio financeiro desta.

Secretaria de esporte

Objetivo Geral: Organizar as atividades extraclasse de desporto, teatro e música.

APM – Associação de Pais e Mestres

Objetivo Geral: Oportunizar situações de convivência e integração entre educandos, famílias, professores, funcionários, direção e comunidade escolar.

Serviço de Coordenação e Limpeza

Objetivo Geral: Proporcionar a higienização, manutenção e conservação do espaço físico do Colégio São José.

CONGREGAÇÃO

A história do Colégio São José começa muito antes da sua fundação, com a origem das Irmãs São José.

A filosofia da Congregação foi criada no século XVII na cidade de Le Puy-em-Velay, na França, em uma época em que o povo estava sofrendo as conseqüências de guerras civis e religiosas.

Nesta realidade, o jesuíta Pe. Jean Pierre Médaille começou a construir o “Pequeno Projeto”, que consistia na organização de pequenos grupos de mulheres que se dedicariam a Deus e ao próximo, servindo e buscando a união. Mas a Congregação das Irmãs de São José, apoiada pelo Bispo Mons. Henrique de Maupas, só foi fundada em 15 de outubro de 1650 em uma simples cerimônia.

A fé e a doação das Irmãs da Congregação as fizeram superar as diversas dificuldades no decorrer da história, chegando ao Rio Grande do Sul em 1898.

Hoje, o espírito da Congregação está presente em todo o mundo promovendo a “Dupla União”, união entre as pessoas e com Deus.

Estas corajosas mulheres encontraram na educação a esperança de cumprir sua missão, trabalhando por um mundo mais justo e fraterno.