Desde o mês de outubro, o projeto “Saberes da Atualidade” tem sido desenvolvido com as turmas de 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de proporcionar debates de assuntos atuais integrando diferentes disciplinas. E além de ser realizado em encontros semanais durante as aulas, os alunos agora estão participando de sábados letivos.


 O primeiro sábado abordou três diferentes temáticas em cada uma das turmas, no 7º ano os professores Jorge Ribes (Matemática) e Everton Lemos (Geografia) trabalharam “A Evolução da Pandemia no Brasil:Uma análise a partir da Matemática e da Geografia”, e mostraram, através de gráficos e dados, o avanço do COVID-19 nas diversas regiões do país.


 Já no 8º ano, o assunto foi: O papel da mulher na sociedade do Oriente Médio. Baseado nos estudos do livro “Uma travessia perigosa", de Jane Mitchell, o encontro contou com a participação das professoras Juliane Abreu (Literatura e Produção Textual) e Ana Cláudia Pereira (Geografia), e ainda da Professora e Historiadora Amanda Moreira. No encontro, foram contextualizados diversos aspectos culturais que são citados na narrativa para que os alunos entendessem as diferenças entre as mulheres do Oriente e Ocidente.


 Por fim, os estudantes do 9° ano aprenderam sobre o tema “Responsabilidade financeira e consumo consciente: uma abordagem interpretativa”. A professora Cleide Martins (Português) esteve presente para ensinar aos alunos os cuidados necessários de interpretação durante o processo de consumir e economizar e para trabalhar Educação Financeira estavam os professores Elton Furtado da Costa, Maristel da Rocha e Thiago Borchardt. A proposta da aula foi interagir a partir de vídeos, imagens, gráficos e dinâmicas, que puderam promover uma reflexão sobre a importância do assunto.


 “É uma forma diferente de trabalhar. Os alunos conseguem se posicionar, eles debatem com os professores e convidados então nós temos uma aprendizagem significativa”, comenta a Supervisora Escolar Inti Sturbelle.