Os problemas com o meio ambiente e a preservação da natureza estão cada vez mais em pauta. Essas preocupações afetam todos os setores da sociedade e devem se transformar em semente de mobilização na educação de crianças e adolescentes. Por isso, a educação ambiental é um exercício para a cidadania.

 Trabalhando em cima de tudo aquilo que tem sido noticiado e publicado cientificamente, os estudantes do 7º ano produziram maquetes de casas com ideias sustentáveis. O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo sobre “Efeito Estufa, Aquecimento Global e Sustentabilidade”, ao longo das aulas de ciências, proposto pela professora Liziane Silva.


 Tiveram protótipos com diversas ideias trazidas pelos alunos, a partir das suas pesquisas. O resultado disso, segundo a professora, foi um momento muito rico de troca e discussão em cima daquilo que eles construíram. “Os estudantes discutiram coisas importantes a respeito desse assunto. Eles pesquisaram essas ideias responsáveis para que a gente consiga realmente entender que problema é esse, o que podemos fazer para um planeta menos poluído e com menos questões relacionadas ao aquecimento global”, diz Liziane.

 É parte do propósito do Colégio São José, introduzir novos temas, desenvolver o pensamento crítico e promover ações educativas para despertar uma consciência da realidade em que o planeta se encontra e, com atitudes diárias, ajudar a transformar esse contexto.