No Colégio São José acreditamos que a história é parte fundamental na criação de identidades, formação integral do ser humano como cidadão ativo e crítico. Por isso, com base nas pesquisas realizadas pelo professor Mário Marcello Neto em parceria com a Irmã Marilene Marcon, foi elaborado um espaço museal, na Biblioteca da Escola, que conta a História da Congregação das Irmãs de São José, através de uma linha do tempo.




 Segundo o professor, espaços como esse proporcionam a experiência dos sentidos: tocando, vendo, ouvindo e interagindo com os vestígios. Além disso, oportuniza a ampliação dos olhares de todos aqueles que fazem parte desta comunidade educativa para que se percebam como indivíduos pertencentes à uma história centenária.





 “Esta atividade permite a interação dos alunos e a compreensão das mudanças sociais e políticas de diferentes contextos ao mesmo tempo que amplia os horizontes na percepção das permanências na história da congregação”, comenta Mário.

A exposição já recebeu a visita de diversos adiamentos e permanecerá exposta, no corredor da Biblioteca Infantil, para que mais alunos, funcionários e professores possam vivenciar esta viagem à nossa história.