O 6º ano do Ensino Fundamental teve a experiência de ler o livro “A Ilha Perdida”, de Maria José Dupré, e ilustrá-lo de maneira concreta. Sob orientação das professoras Angélica Rodrigues e Rosângela Vargas, de Língua Portuguesa, as turmas utilizaram a criatividade para transformar os capítulos da história em maquetes. A atividade proporcionou o incentivo a leitura, aplicação de habilidades de artes visuais e trabalho em equipe.




 Para narrar a trama, vivida por dois meninos da cidade grande, que costumavam passar suas férias em uma fazenda no interior, os estudantes desenvolveram miniaturas dos cenários contando com bonecos, árvores, riachos e barcos. No processo de construção, todos foram convidados a utilizar materiais reciclados e escolares que já tinham em suas casas a fim de estimular o cuidado com meio ambiente.



 Os resultados foram apresentados em sala de aula, com a contextualização do capítulo e a justificativa de todas as escolhas feitas pelo grupo. “Com este trabalho os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar de forma concreta a história lida, expressando assim suas emoções e habilidades através da leitura”, diz a professora Angélica Rodrigues.



Clique aqui para assistir o vídeo!