Durante as aulas de História, os alunos da 3ª série do Ensino Médio trabalharam a compreensão e a valorização de fundamentos de cidadania e democracia através de conhecimentos históricos. A atividade foi ministrada pelo professor Airton Munhoz, que tratou de temáticas como movimentos sociais, modernização e as fases do Brasil na ditadura civil-militar e redemocratização. 


 Em um primeiro momento, foi proposto que os alunos analisassem lutas e conquistas sociais que, ao longo da história, impactaram em mudanças nas legislações ou políticas públicas do país. Um dos principais assuntos pesquisados foi o movimento negro unificado e, através de imagens e leituras, os estudantes observaram suas principais características, analisaram notícias sobre casos de racismo e identificaram estratégias que promovam formas de inclusão social.



 Ao final da aula, as turmas dividiram-se em grupos para elaborar cartazes com frases de protestos contra os problemas identificados e o racismo existente na sociedade.