No decorrer do ano letivo, o 3° ano do Ensino Fundamental desenvolveu o projeto ‘Pelotas’ nas aulas de História. O objetivo foi apresentar para os estudantes a cidade, sua origem e seus prédios históricos. Para abordar a temática foram convidados historiadores, pesquisadores e a dupla pelotense Kleiton e Kledir para enviar um recado aos estudantes do CSJ.


 Entre as atividades esteve uma visita virtual ao prédio da Secretaria de Cultura, através da qual os alunos conheceram, observando as maquetes, os prédios do centro histórico. E ainda o pesquisador iconográfico Guilherme de Almeida e a historiadora Ana Paula Boanova abordaram o conteúdo das charqueadas e relataram curiosidades da história pelotense. 


 No encerramento dos estudos, a música “Pelotas” da dupla Kleiton e Kledir foi trabalhada em aula. Eles, que são naturais da cidade, expressaram em sua composição seu amor por cada aspecto que lembra a Princesa do Sul. Por fim, Kledir enviou um recado aos alunos do Colégio São José contando sobre suas vivências na cidade natal e relembrando os 110 anos de história da nossa Escola, onde estudaram alguns familiares dos cantores.